quinta-feira, 7 de abril de 2016

DIRETOR RICARDO MARTENSEN REALIZA WORKSHOP SOBRE DOCUMENTÁRIOS



O diretor e documentarista Ricardo Martensen realizou no dia 06 de abril, na Faculdade Anhanguera de Jacareí, o workshop “Quais os limites para o documentário?”, destinado a 150 estudantes de Audiovisual e interessados. O evento é parte integrante do projeto “Casa de Causos”, série que retrata contadores de histórias do Vale do Paraíba e estreia no dia 11 de maio, no Youtube, Facebook e neste blog. 


Martensen abordou a linguagem do documentário utilizando trechos de filmes, além de promover discussões acerca do tema, a fim de debater diversos formatos possíveis da narrativa documental. Os participantes receberam certificado de participação.


Ricardo Martensen: Formado em jornalismo pela PUC-SP, fez o mestrado em produção de documentários na Universidade de Salford (Reino Unido). Além de ser aluno convidado na Escola Internacional de Cinema de Cuba. Como diretor, já teve trabalhos exibidos na BBC, TV Globo, TV Cultura, Community Channel, Futura e Sesc TV. Atualmente é sócio-diretor da Trilha Mídia, produtora de documentários e publicidade. 


CASA DE CAUSOS: Produzida por um grupo de profissionais de Audiovisual, a série apresenta contadores de histórias de Jacareí, Santa Branca e Paraibuna. As histórias da série evidenciam o imaginário popular em documentários com "causos" encantados, de assombração e temas da tradição popular valeparaibana. O projeto tem coordenação geral da diretora e roteirista Tatiana Baruel, que juntamente com sua equipe, coletou registros de contadores de histórias do Vale do Paraíba.


Ao todo serão 12 episódios apresentados no Youtube, na página do projeto no Facebook, neste blog e em canais de TV da região como a TV Câmara de Jacareí. O projeto é beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Fundação Cutural de Jacarehy "José Maria de Abreu" e tem como incentivadores as empresas Fibria e CCR Nova Dutra. A realização da série ficou por conta das produtoras Sambão Audiovisual e Soup Design & Cultura.


https://www.facebook.com/casadecausos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário